A vereadora Regina Vale, (MDB), foi eleita presidente da Câmara Municipal de Esperantina, tornando-se a primeira mulher a comandar o Poder Legislativo da cidade.
A ascensão de Regina Vale à presidência da Câmara não só simboliza um avanço para a igualdade de gênero, mas também pode ser vista como um reflexo de um processo de renovação e fortalecimento democrático na cidade. Sua eleição traz consigo a expectativa de novas propostas para a gestão pública e para os assuntos locais, além de inspirar outras mulheres a se envolverem mais ativamente na política e em espaços de poder.
Regina Silva Sousa é professora e sua eleição é histórica, pois ela se torna a primeira mulher a assumir a presidência do poder legislativo. Além disso, a eleição de Regina contou com o apoio unânime de todos os vereadores, o que demonstra um forte respaldo político e a confiança de seus pares.
Em seu primeiro discurso como presidente da câmara municipal ela agradeceu a sua família pelo apoio e pelos ensinamentos.
“Quero agradecer a Deus e a população de Esperantina pelos 1045 votos obtidos na última eleição, vou honrar a cada um deles.
Me honra muito ser a primeira mulher a comandar o Poder Legislativo de minha querida Esperantina.
Esta nova missão em minha vida vem carregada de responsabilidade muito grande com esta casa e com a cidade.
Quero agradecer ao vice governador Themistocles Filho e a prefeita Ivanária Sampaio pela confiança, agradeço também ao vereador Richardson Melo por ter me apresentado ao grupo do MDB na época em que estava em situação muito difícil, mas o destino quis que fosse assim e hoje me torno a primeira mulher a comandar esta”, finalizou a presidente.
A Mesa Diretora da Câmara municipal ficou composta:
Regina Sousa Silva – Presidente
Alfredo de Castro Filho – 1º Vice-presidente
Luis Borges de Carvalho 2º Vice-presidente
Francisco Rodrigues Chaves Junior 1º Secretário
José Claúdio Pereira da Silva 2º Secretário
O vice-prefeito Sampaio Júnior, representou o Poder Executivo durante a sessão de posse dos vereadores e eleição da mesa diretora.