Esperantina - PI, quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Varíola dos macacos: Veja as cidades do Piauí com casos suspeitos; Esperantina está na lista

Por Clenilton Gomes em 04/08/2022 às 08:35

O Piauí tem cinco municípios que já notificaram casos suspeitos da varíola dos macacos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). TeresinaParnaíbaEsperantinaUniãoHugo Napoleão e Batalha. Juntos, essas cidades relataram nove casos suspeitos, sendo que três não se confirmaram e seis estão em investigação atualmente pelo órgão de saúde do estado.

A capital Teresina e a cidade de Parnaíba notificaram dois casos cada. As suspeitas no litoral apareceram no inicio desta semana, quando um homem adulto e um idoso procuram o sistema de saúde do município com sintomas da doença. O idoso segue internado em uma unidade hospitalar e o homem está em isolamento domiciliar.

Dos casos relatados para as autoridades de saúde do Estado, três não se confirmaram e foram diagnosticados como síndrome mão-pé-boca e catapora. A preocupação da Sesapi agora é com as divisas do Piauí com os estados que já possuem casos confirmados da varíola.

Sintomas

O aparecimento súbito de erupção cutânea em qualquer parte do corpo, febre, dor de cabeça, dores musculares, gânglios inchados, calafrios, exaustão e dor nas costas são aos sintomas iniciais mais comuns que devem ser observados.

Prevenção

Para a prevenção, uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos é essencial. Caso confirmado é necessário um período de isolamento de até 21 dias devido a incubação do vírus, que normalmente vai de 6 a 16 dias, podendo se estender por 21 dias.

Portal O Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *