A unidade de AVC do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, na tarde deste domingo (18), a primeira trombólise para AVC isquêmico.
A paciente, de 76 anos, apresentou uma fraqueza súbita do lado esquerdo do corpo e foi levada para a UPA do bairro Renascença. Foi prontamente regulada através de uma interação dinâmica da Central de Regulação de Leitos Estadual e da Central de Regulação do SAMU Teresina.
A paciente passou mal em casa e deu entrada na UPA onde foi atendida via telessaúde por um neurologista. Diante do relatado ao médico, foi solicitada a sua transferência para o HGV, onde a equipe já estava aguardando.
O atendimento foi dentro da janela prevista que é de 4h30 minutos desde a apresentação dos primeiros sintomas da doença.
Logo que chegou ao HGV foi avaliada pela equipe e encaminhado para o setor de tomografia.
“Tivemos hoje o primeiro paciente para a unidade de AVC submetido ao tratamento com trombolítico com sucesso e reversão completa dos déficits”, explica o neurologista Frederico Prado.
Todo o deslocamento foi acompanhado através de um sistema de georeferenciamento que funciona como um GPS, permitindo a localização da ambulância em tempo real com a respectiva previsão de chegada.
“Um atendimento totalmente tecnológico que evitou essa paciente desenvolver um quadro de saúde mais grave”, afirma o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.
Para o neurologista do plantão, Fernanda Castro, a paciente apresentou melhoras 15 minutos após a medicação. “Mas vai continuar internada para acompanhamento”, explicou o médico.
A Unidade de AVC foi inaugurada na semana passada e possui dez leitos para tratamento da doença.
“É mais uma ação do Programa Saúde Em Dia, onde estamos trabalhando para implantar cada vez mais novos serviços em nossas unidades de saude”, declarou o secretário de saúde, Antonio Luiz.
Da redação (Com informações da Sesapi)