A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AR – PI) assinaram um termo de cooperação técnica com o Banco do Nordeste (BNB) nesta quinta-feira (01), na sede da FAEPI.
A parceria possibilitará ações integradas como na elaboração de projetos e assistência técnica. De acordo com o presidente da FAEPI, deputado federal Júlio César, o termo visa a melhoria do homem do campo uma vez que o Sistema FAEPI/ SENAR / Sindicatos atuará com técnicos especializados dando mais agilidade aos processos de créditos.
“A Federação e sindicatos poderão fazer os projetos, administrar e fiscalizar a execução. Essa inovação dará outra dinâmica e promoverá a melhoria de renda e condições do homem do campo”, disse Júlio César.
Produtores rurais indicados pelas Federações e Sindicatos Rurais – participantes de programas de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG do SENAR, terão prioridade no encaminhamento e na análise de propostas de financiamento.
Para o superintendente do BNB, em exercício, Francisco Lopes, “a cooperação atenderá melhor o pequeno produtor que produzir com assistência técnica orientada e acompanhada. Teremos menos burocracia e com isso aumentar o acesso ao crédito”, concluiu.
Participaram da reunião o presidente da FAEPI, Júlio César, superintendente do BNB, Francisco Lopes, superintendente do SENAR, Paulo Emilio, Gestor Técnico Diego Paz e os gerentes do BNB, Mirócles Júnior (Negócios); Antônio Soares (PRONAF); Lopes de Lacerda ((Desenvolvimento Territorial) e Emiliano Portela (Reestruturação de Ativos).