Esperantina - PI, segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Sejus forma 1ª turma de Policiais Penais do Brasil

Por Clenilton Gomes em 18/12/2020 às 10:27

A Secretaria de Justiça, através da Academia de Formação Penitenciária (Acadepen), realizou ontem (17/12) a entrega de certificados de 72 alunos da 1ª turma do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí.

Essa é a primeira turma do país a ser formada com a nova nomenclatura da categoria, que é responsável pela segurança e administração do sistema prisional.

A solenidade aconteceu no auditório Serra da Capivara, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 22ª região), na Avenida João XXIII, 1466, em Teresina.

 

O curso de formação iniciou em março e foi concluído neste mês. O certame foi ministrado pela Sejus através de sua Academia de Polícia Penal (Acadepen). Na grade curricular, disciplinas como Direitos Humanos, Execução Penal, Direito Administrativo, Escolta, Inteligência Penitenciária e outras.

Segundo Dino César, um dos policiais penais formados no curso, apesar das dificuldades e da pandemia enfrentada, a turma foi formada com êxito.

“Foi um momento muito especial na vida de todos nós. Um êxito muito grande para a formação acadêmica de todos e, com certeza, sairão daqui profissionais excelentes para atuar na melhoria da segurança dos presídios do Piauí”, comentou o Policial Penal recém-formado.

O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, comentou sobre a importância desses profissionais que estarão atuando, em breve, no sistema prisional piauiense.

“Foi um dia histórico para o sistema prisional do Piauí. São 71 policiais penais formados e reconhecidos dentro do Art. 144 da Constituição Federal que trata sobre a Segurança Pública. Esses profissionais fizeram uma formação de maestria e estão aptos a serem nomeados pelo Governador para atuarem em nossas unidades penais”, reiterou o Secretário de Justiça.

Dentre as autoridades presentes na solenidade, estiveram o diretor de Políticas Públicas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Abel Barradas, o Deputado Federal Capitão Alberto Neto, presidente da Frente Mista de Desenvolvimento Estratégico do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e Crime Organizado no Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *