Esperantina - PI, sábado, 20 de abril de 2024

Secretaria de Justiça realiza vacinação contra covid-19 no presídio de Esperantina

Por Clenilton Gomes em 28/04/2023 às 07:10

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou, nesta semana, a aplicação de vacinas bivalente contra a covid-19 em unidades penais do norte do estado.

(Foto: Ascom/Sejus)

As ações aconteceram na Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina e na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, onde os detentos receberam as doses de reforço dos imunizantes.

Em Esperantina, também aconteceram orientações sobre hipertensão arterial, o uso de medicações, a importância da relação entre as doenças e alimentação e, ainda, a entrega de antifúngicos. No litoral, além da aplicação do imunizante, a unidade penal realizou palestra sobre ansiedade, causas, sintomas e técnicas de relaxamento.

(Foto: Ascom/Sejus)

Segundo a Secretaria de Justiça, a assistência à saúde é uma garantia das pessoas privadas de liberdade, conforme a Lei de Execuções Penais (LEP). Nas 17 unidades penais do Piauí, a Sejus dispõe de equipes multidisciplinares com médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e demais profissionais que garantem a assistência dentro do sistema prisional.

As ações nas demais unidades serão realizadas, conforme o calendário de cada secretaria municipal de saúde.