Esperantina - PI, sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Saúde e educação realizam atividades preventivas de saúde bucal

Por Clenilton Gomes em 09/11/2017 às 13:01

A prevenção na área da odontologia tem sido uma meta por parte da gestão municipal, através da secretaria de saúde.

As equipes de saúde bucal em parceria com a educação tem desenvolvido uma série de ações preventivas com alunos de 05 a 10 anos, tanto na zona urbana como na zona rural.

De acordo com o coordenador de saúde bucal do município o cirurgião dentista Flávio Santana, duas vezes por mês as equipes de saúde bucal, através do programa saúde na escola – PSE, desenvolvem ações preventivas em todas as escolas da rede municipal de ensino.

A atividade desenvolvida hoje (09), na sede do CRAS, onde reuniu todos os profissionais dentistas, auxiliares, a prefeita Vilma Amorim, a secretária de saúde Elizângela Amorim, foi um ato que marca o encerramento dos trabalhos que foram intensificados nas escolas durante o mês de outubro.

“Foi o desfecho de uma campanha realizada durante o mês de outubro nas escolas. Foram intensificadas levantamentos epidemiológicos durante o mês das crianças para podermos diminuir a incidência de cárie em nossas crianças”. Falou o coordenador.

“As mudanças já estão sendo sentida por todas as equipes, as crianças já sabem como escovar os dentes corretamente, e isto é muito importante para nós”. Acrescentou Flávio Santana.

A secretária de Assistência Social Regina Vale parabenizou a equipe da saúde por desenvolver brilhante trabalho na prevenção de doenças na área da odontologia.

Representando a secretaria de educação uma das coordenadoras, professora Gorete falou da importância da parceria entre as duas secretarias.

A secretária de saúde Elizângela Amorim, agradeceu o empenho dos profissionais que atendem nas unidades básicas de saúde e desenvolvem este brilhante trabalho nas escolas.

Elizângela ainda apresentou todas as equipes para os presentes na atividade no cras.

“Este conjunto de secretarias é que estão proporcionando este momento para vocês, quero parabenizar a todos que estão indo regularmente as aulas, é uma alegria muito grande estar aqui,  vocês crianças que vão cuidar da gente quando tivermos velhinhos, parabéns e que Deus abençoe cada um”. Falou a prefeita Vilma Amorim.

Alunos do curso técnico de saúde bucal da escola técnica profissionalizante Leonardo das Dores estiveram presentes e desenvolveram brincadeiras com os alunos e apresentações teatrais.

Houve escovação, aplicação de flúor orientada por todos os profissionais dentistas da rede pública, palestra com a odontopediatra Ellen Sâmia, do psf do Mundo Novo e palestra com a nutricionista Aphoema Barros

A banda do CRAS animou a garotada com várias musicas infantis.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *