Esperantina - PI, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Saidinha do Dia dos Pais: 21 detentos não retornaram aos presídios no Piauí

Por Clenilton Gomes em 24/08/2022 às 09:11

Nesta terça-feira (23/08), a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus-PI) informou que 21 detentos do regime semiaberto não retornaram aos presídios, após o benefício da “Saidinha do Dia dos Pais” no estado.

Ao todo, 423 presos foram beneficiados com a saída temporária no dia 11 de agosto e deveriam retornar para as casas de detenção até o dia 18. No entanto, 21 detentos não se apresentaram até esta terça-feira (23) e estão foragidos do sistema prisional.

A saída temporária dos presos é concedida aos detentos em regime semiaberto e que não respondem por crimes hediondos. A “saidinha” pode ser concedida até quatro vezes ao ano, sempre em datas comemorativas.

Projeto que proíbe saída temporária foi aprovado na Câmara

A Câmara aprovou no dia 3 de agosto um projeto de lei que pretende acabar com a saída temporária de presos. Foram 311 votos a favor, 98 contra e uma abstenção. O texto segue agora para o Senado.

De autoria da ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD-RS), o projeto inicial, que muda a Lei de Execuções Penais, limitava a saída temporária de presos, mas passou por mudanças e agora acaba de vez com o benefício que é concedido aos que cumprem pena em regime semiaberto. O texto aprovado pelos deputados também atribuiu ao juiz da execução penal a prerrogativa de determinar o uso de tornozeleira eletrônica.

Três deputados do Piauí votaram a favor da saída temporária

Dos 10 parlamentares piauienses, três votaram a favor da saída dos presos: Flávio Nogueira, Merlong Solano e Rejane Dias, todos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Os que votaram favoráveis a proibição da saída foram: Átila Lira (Progressistas), Capitão Fábio Abreu (PSD), Iracema Portella (Progressistas), Júlio César (PSD), Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e Margarete Coelho (Progressistas). Apenas a deputada Marina Santos (Republicanos) não compareceu e se absteve da votação.

Fonte:GP1