Esperantina - PI, sábado, 13 de abril de 2024

Rafael Fonteles é eleito governador do Piauí no 1º turno

Por Clenilton Gomes em 03/10/2022 às 08:46

O candidato Rafael Fonteles (PT) foi eleito neste domingo (02/10) governador do Piauí o quadriênio 2023-2026. Ele obteve 57,17% dos votos válidos totalizados e derrotou seu principal oponente, o candidato Sílvio Mendes (União Brasil) que obteve 41,63%.

O GOVERNADOR ELEITO

Rafael Tajra Fonteles tem 37 anos e é natural de Teresina. Filho do ex-deputado federal Nazareno Fonteles, liderança histórica do PT no Piauí, ele disputou pela primeira vez um mandato eletivo nestas eleições. Antes de ser lançado candidato, exerceu o cargo de secretário estadual de Fazenda nos dois últimos governos do petista Wellington Dias.

É formado em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fonteles também foi presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) por dois mandatos.

O governador eleito é empresário do ramo da educação e começou cedo na iniciativa privada. Em 2003, quando tinha apenas 16 anos e recém-saído do ensino médio, ele idealizou um projeto denominado “Cursos Específicos para Vestibulares (CEV)”. Hoje, o CEV é um dos maiores colégios privados de Teresina e já se tornou inclusive faculdade.

Casado com a médica Isabel Araújo Fonteles, ele tem três filhos.