Esperantina - PI, quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Projeto construindo Liberdade ganha destaque no estado do Piauí

Por Clenilton Gomes em 05/12/2023 às 09:21

O Projeto Projeto Construindo Liberdade é uma experiência ímpar e exitosa que está sendo desenvolvido na Penitenciária Regional de Esperantina e está sendo um exemplo para outros presídios do estado.

O projeto que já foi visitado pelo secretário estadual de Justiça, Carlos Augusto será implementado em outras unidades prisionais do estado para dar uma profissão aos detentos.

Idealizado pelo Vereador Domingos Luís com o apoio do Governo do Estado, através da Sejus, o projeto envolve homens privados de liberdade na produção de tijolos e blocos ecológicos.

Para o vereador Domingos Luís ver uma de suas ideias sendo expandida para o estado inteiro é muito gratificante.

“Quero agradecer a Deus em primeiro lugar aos nossos parceiros que acreditaram nesta ideia que está sendo trabalhada com 15 internos no presídio de Esperantina e agora após a visita do secretário de Justiça, recebo com muito orgulho a noticia que será levado este projeto para outros presídios do estado, se com este projeto a gente conseguir transformar uma pessoa é uma vitória, mas acredito que muitos mudaram de vida após cumprirem suas penas, mas quero dizer que não vamos parar por aqui, outros projetos pioneiros serão desenvolvidos em breve anunciaremos”, disse o vereador.

A dimensão do projeto vai muito além da produção de blocos e tijolos, abrangendo os aspectos ambientais uma vez que não há uso de combustíveis fósseis e sociais, com a construção de unidades habitacionais de interesse popular para famílias de baixa renda, além do fundo de renda para a família dos próprios detentos envolvidos no projeto.

Por outro lado o projeto conta com a parceria da sociedade com a doação de insumos e materiais, do arquiteto Adalberto Júnior que concebeu o projeto da residência e ainda com a Faculdade CHRISFAPI que, através dos acadêmicos de engenharia civil, sob a coordenação do Prof. Me. Marcílio Farias que fazem projeto de pesquisa sobre os resultados obtidos os aspectos tecnológicos, ambientais e sociais.

O projeto piloto está servindo como referência dentro do sistema prisional do Piauí e poderá se expandir para outras unidades prisionais.