Esperantina - PI, domingo, 23 de março de 2025

Polícia Federal desarticula esquema de fraudes previdenciárias no Piauí e Maranhão

Por Clenilton Gomes em 24/10/2024 às 09:20

Na manhã desta quinta-feira, (24), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação El Camino, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa interestadual especializada em fraudes previdenciárias. A ação ocorreu em parceria com a Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) e teve como foco grupos atuantes nos estados do Piauí e Maranhão.

Durante a operação, os policiais federais cumpriram sete mandados judiciais expedidos pela 3ª Vara Federal da capital do Piauí. Foram três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão, realizados nas cidades de Caxias e Pedreiras, no Maranhão.

As investigações começaram após uma prisão em flagrante na cidade de Teresina (PI), onde foi identificado o uso de documentos falsos para a retirada indevida de benefícios previdenciários e assistenciais. O esquema criminoso envolvia a utilização de documentos fraudulentos para a realização da prova de vida, necessária para a manutenção dos benefícios, além de saques indevidos em agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e em instituições bancárias.

De acordo com a PF, os criminosos também transportavam falsários idosos até os bancos para realizar as retiradas de benefícios de pessoas já falecidas ou fictícias. Até o momento, foram identificados 314 benefícios relacionados ao esquema, sendo confirmada fraude em 108 deles. O prejuízo causado ao INSS ultrapassa R$ 10 milhões, e a operação evitou um desvio adicional de aproximadamente R$ 44 milhões em recursos públicos.

A Polícia Federal informou que os envolvidos na operação poderão responder por diversos crimes, entre eles, estelionato, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e participação em organização criminosa. O inquérito segue em andamento, e outros crimes podem ser identificados no decorrer das investigações.

Fonte: RevistaAZ