Esperantina - PI, quinta-feira, 25 de julho de 2024

Polícia Civil autoriza registro de boletim de ocorrência em qualquer delegacia do Piauí

Por Clenilton Gomes em 26/01/2023 às 07:06

Nesta quarta-feira (25), a Polícia Civil do Piauí anunciou mudanças no atendimento às vítimas e no registro de boletins de ocorrência em todo o Estado. Com isso, a vítima poderá registrar seu Boletim de Ocorrência (B.O.) em qualquer unidade policial, mesmo que o local do fato ou a natureza do crime não seja da circunscrição ou atribuição daquela delegacia.

 

Segundo o documento, ao registrar o boletim de ocorrência, o policial civil deve orientar a vítima a fornecer o máximo de detalhes sobre o fato e os possíveis autores do crime, não devendo o registro se ater apenas aos campos obrigatórios do sistema oficial de registro de ocorrência. Arquivos como vídeos, áudios, imagens ou documentos, que estejam relacionados ao crime e sejam apresentados pela vítima também podem ser inseridos no registro.

“O objetivo desse ato normativo é facilitar a vida do cidadão, o boletim de ocorrência é a noticia de um crime. A partir de hoje, toda e qualquer delegacia de polícia no Piauí pode registrar um BO de natureza criminal ou não criminal de outra unidade policial. Por exemplo, em Teresina se poderá de qualquer delegacia registrar o boletim de ocorrência de roubo ocorrido em Altos, em Piripiri, Corrente, ”, explicou o Delegado Geral, Luccy Keiko Leal.

Após a finalização, o boletim de ocorrência será despachado pelo Procedimento Policial Eletrônico (PPE) para a autoridade policial responsável pela apuração.