Esperantina - PI, sábado, 20 de abril de 2024

Imepi flagra irregularidades em mais de 30 postos de combustíveis e revendedoras de botijão de gás no Piauí

Por Clenilton Gomes em 14/07/2022 às 08:00

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) flagrou irregularidades em 26 postos de combustíveis e nove revendedoras de botijão de gás de cidades piauienses, durante a quinta fase da Operação Petróleo Real. O resultado da inspeção, realizada entre os dias 4 e 8 deste mês, foi divulgado nesta quarta-feira (13).

Conforme o Imepi, os municípios fiscalizados foram: Campo Maior; Juazeiro do Piauí; São Miguel Do Tapuio; Assunção do Piauí; Castelo do Piauí; Jatobá do Piauí; Milton Brandão; Pedro II; Lagoa Do São Francisco; Nossa Senhora de Nazaré; Boqueirão do Piauí; Boa Hora; Piripiri; Brasileira; Capitão de Campos; Cocal de Telha; Sigefredo Pacheco; Domingos Mourão e São João da Fronteira.

Ao todo, foram 74 postos de combustíveis passaram por vistoria. Destes, nove foram diagnosticados com bombas em medida baixa – em que a quantidade de combustível visível no medidor da bomba é superior à quantidade real despejada no tanque do veículo.

Entre as demais irregularidades encontradas em outros 17 estabelecimentos, estão mangueira danificada, bomba sem placa de identificação, medida com lacre violado, dígitos danificados, divergência de preço e medida alta.

Além disso, 32 postos de revenda de botijão de gás foram avaliados. Do total, em nove, isto é, em 28,12%, foram identificadas anormalidades. Quatro deles apresentaram ausência de tara ou critério média desproporcional. O Imepi destacou que os outros cinco postos manifestaram erros individuais. Não há detalhes sobre quais seriam estes erros.