A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta segunda-feira (26) que além da cidade de Teresina, os municípios de Picos, Parnaíba e Floriano também vão ganhar nos hospitais regionais um setor de oncologia. Pela rede estadual de saúde, a cidade de Teresina é a única que possui o tratamento pelo Serviço Único de Saúde (SUS).
O projeto faz parte do Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade do Piauí que será aplicado nos próximos anos.
A capital ganhará um reforço nesse serviço, pois o Hospital Getúlio Vargas (HGV) pretende inaugurar em dezembro deste ano uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que vai contar com uma equipe especializada e exclusiva para atender os pacientes em tratamento de câncer.
Além de Teresina, a Sesapi informou que também está previsto que outras cidades recebam uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia nos hospitais regionais. No Hospital Regional Justino Luz, em Picos, esse setor de oncologia está previsto para ser inaugurado em junho de 2024.
Até o final de 2025 o serviço deve ser implantado em Floriano, no Hospital Regional Tibério Nunes, e em Parnaíba, no Hospital Regional Dirceu Arcoverde, que também ganharão novos equipamentos.
Segundo a Sesapi, esse plano de expansão ainda prevê a construção de novas maternidades nas cidades de Floriano e Parnaíba.
O Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade prevê um investimento total de R$ 602 milhões, abrangendo todos os territórios de saúde, promovendo a descentralização dos serviços.
Informações: cidadeverde