Esperantina - PI, domingo, 28 de abril de 2024

Piauí poderá adotar modelo de segurança de países asiáticos, diz Rafael Fontel

Por Clenilton Gomes em 04/11/2023 às 07:39

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, encerrou nessa sexta-feira (03.nov) a agenda internacional que estava cumprindo na Ásia. A comitiva piauiense visitou países como a China e o Japão, e finalizou a missão na Coreia do Sul, onde o chefe do Executivo foi apresentado ao sistema de segurança do país. Segundo Rafael Fonteles, o Piauí deverá adotar modelos de segurança que deram certo nos países visitados, dentre eles, o modelo coreano.

Durante a passagem pela Coreia do Sul, o governador e o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, conheceram a sede da Polícia Metropolitana de Seul e viram de perto como funciona o sistema de segurança do país, que tem baixíssimos índices de violência urbana. Rafael destacou o uso da tecnologia como aliada no combate à criminalidade.

“A tecnologia surge como uma grande aliada porque oferece soluções inteligentes e possibilita a integração das ações de prevenção e combate ao crime, como o serviço de atendimento de chamadas de emergência e a vigilância do trânsito”, disse Rafael Fonteles.

Além da segurança, o governador do Piauí destacou também que o Estado poderá adotar o modelo de ensino da Coreia do Sul nas escolas públicas estaduais na área de inovação e tecnologia. “A Coreia passou por uma grande revolução educacional e tecnológica nas últimas décadas com resultados que transformaram o país numa das grandes potências econômicas do mundo”, comentou o governador.

Durante a visita à Ásia, o governador Rafael Fonteles assinou um memorando de entendimento para futuros investimentos na produção de hidrogênio verde no Piauí. Na Coreia do Sul, a comitiva piauiense se encontrou com executivos da Hydrogen Convergence Alliance (H2Korea), um órgão consultivo público-privado criado para promover e desenvolver a indústria do hidrogênio verde.

“A Coreia do Sul está muito avançada nessa transição energética, apostando muito no hidrogênio de baixo carbono. Esse encontro foi um passo muito importante para explicar o potencial do Piauí para a indústria do hidrogênio verde”, finalizou Rafael.