Esperantina - PI, quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

PF desarticula organização envolvida em tráfico e lavagem de dinheiro no Piauí

Por Clenilton Gomes em 11/09/2024 às 08:09

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (FICCO/PI) deflagrou nesta terça-feira (10/09) a Operação Rota PHB, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação aconteceu em cinco cidades de três estados.

De acordo com informações da PF, foram cumpriram 11 mandados judiciais — sendo oito de busca e apreensão e três de prisão preventiva — nas cidades de Parnaíba (PI), Luís Correia (PI), Manaus (AM), Tabatinga (AM) e Navegantes (SC). A Justiça também ordenou o sequestro de R$ 5 milhões em bens e valores relacionados ao grupo investigado. As ordens foram expedidas pela Central de Inquéritos de Parnaíba.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso movimentava um esquema de tráfico de drogas entre o Amazonas e o Piauí, além de realizar lavagem de dinheiro com os lucros obtidos com a venda dos entorpecentes. Dois dos líderes da organização estão foragidos e têm mandados de prisão preventiva expedidos.

A operação é coordenada pela Polícia Federal, com apoio de agentes da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Militar e Polícia Penal estadual. A FICCO/PI tem sede em Parnaíba, mas atua em todo o estado.

As investigações continuam, e a polícia trabalha para localizar os foragidos e desmontar completamente a estrutura do grupo criminoso.