O ministro Wellington Dias (PT) cumpriu uma agenda em Teresina na manhã desta quarta-feira (14) e anunciou a abertura de 1,7 mil vagas de emprego no Piauí. A ação foi possível por meio de uma parceria o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o grupo Equatorial Energia.
Houve ainda a contratação simbólico dos 25 novos servidores da empresa.
Segundo o gerente de relacionamento da Equatorial, Luís Carlos Cardoso, as ofertas de emprego foram divididas entre as empresas Equatorial Serviços, 700 vagas, que direcionará para o Call Center, em Teresina.
Já os outros 1 mil contratados vão trabalhar na Echoenergia, que utilizará as oportunidades de trabalho na construção de um complexo de energia solar no município de
Ribeiro Gonçalves, no sul do Piauí.
O critério para a inscrição foi estar no cadastr programa do Cad Único do Governo Federal. A renda inicial para os empregos é de um salário mínimo.
“Essas pessoas serão treinadas para essas vagas. É muito importante que essas pessoas atentem para o requisito básico. Ou seja, precisam estar inscritas no Cad Único, em qualquer um dos programas”, explicou. “Inicialmente, 700 vagas serão para Teresina, no Call Center para atender o cliente e as vagas para Ribeiro Gonçalves serão para trabalhar em uma planta de ecoenergia fotovoltaica. Todas as vagas com carteira assinada e todos os nosso benefícios”, explicou.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Wellington Dias elogiou a iniciativa da concessionária. Para ele, a carteira assinada garante mais direitos, na medida em que também permite uma maior qualificação para os beneficiários da iniciativa.
“É uma parceria social e econômica. Aqui de um lado uma empresa que instala um call center e amplia investimentos na ampliação de rede e energia renovável. Há uma sensibilidade social, pois estão indo ao cadastro. Há pessoas que recebem o Bolsa Família, mas que tem qualificação técnica e vão ser ainda mais qualificadas no padrão da empresa. O resultado é a oportunidade de uma carteira assinada. Piedade e caridade é bom, mas aqui estamos falando de competência. Quem chegar aqui foi por sua competência”, afirmou.
O Complexo Solar, também chamado de “Echoenergia”, plataforma de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Equatorial, iniciou as obras de um complexo solar fotovoltaico na cidade de Ribeiro Gonçalves, à 569 km de Teresina. O empreendimento ocupará uma área de 400 hectares e terá uma potência instalada de 223,2.
Paula Sampaio
Cidadeverde