Esperantina - PI, domingo, 19 de maio de 2024

Morre em Esperantina Manoel do Morro e deputada Flora Isabel emite nota de pesar

Por Clenilton Gomes em 22/09/2020 às 11:12

A deputada estadual do PT, Flora Izabel, manifestou hoje solidariedade aos familiares e amigos de Manoel do Morro, um petista histórico do Piauí, que faleceu nesta manhã aos 85 anos, em Batalha. Segundo a parlamentar, ele deixa um grande vazio na história do PT e uma lacuna difícil de ser preenchida com seu exemplo e ensinamentos, considerados únicos. Era viúvo e deixou 5 filhos.

“Ele era um ícone das lutas sindicais e dos movimentos sociais por melhores condições de vida para o homem do campo. Foi um dos fundadores da FAMCC, da FETAG e da CUT. Mesmo com 85 anos idade, tinha participação ativa nas diversas atividades. Seu exemplo vai nos guiar, para sempre, nas nossas caminhadas”, falou Flora Izabel.

Seu Manoel do Morro começou a trabalhar cedo para ajudar no sustento da família. Desde jovem se interessou pelas causas sociais. Era um homem simples e trabalhador rural. Em 2019, nas comemorações dos 39 anos do PT, foi homenageado pelo Diretório Regional do PT no Piauí em reconhecimento a todo esse legado.⁣⁣

Era natural de Ibiapina, no Ceará, e chegou nas terras de São Gonçalo aos 19 anos, sabia como ninguém contar as histórias da época da ditadura militar. Filiou-se ao PT em 1987. Em 1981, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Esperantina, vindo mais tarde migrar para o Sindicato de Batalha.