Esperantina - PI, sábado, 20 de abril de 2024

Lula anuncia Wellington Dias no Ministério do Desenvolvimento Social

Por Clenilton Gomes em 22/12/2022 às 13:03

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (22) o nome do senador eleito Wellington Dias (PT) como futuro ministro do Desenvolvimento Social. O ex-governador do Piauí assumirá a pasta que será a responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família, atual Auxílio Brasil.

Ao fazer o anúncio, Lula chamou Wellington de “melhor índio” e lembrou que o Piauí foi o estado que lhe deu maior votação no país proporcionalmente. “Foi o estado que tive mais votos nessa eleição agora”, disse.

Lula também citou a cidade de Guaribas, berço do programa Fome Zero em 2003, no seu primeiro mandato. “Foi o estado que nós começamos o primeiro combate à fome, na cidade de Guaribas”, lembrou.

O presidente eleito ainda disse que o Ministério do Desenvolvimento Social vai cuidar do combate à fome e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Com a ida de Wellington Dias para o ministério, a vaga no Senado deve ser ocupada pela primeira suplente, Jussara Lima, esposa do deputado federal Júlio César (PSD) e mãe do deputado estadual Georgiano Neto (MDB).

BIOGRAFIA 

Wellington Dias foi vereador de Teresina, deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Piauí por quatro mandatos.

Teve importante articulação na institucionalização do projeto do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Em 2022, Wellington Dias foi coordenador nacional do Fórum dos Governadores do Brasil. Em março, deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal, o qual foi eleito, além de ter atuado como coordenador nacional da campanha de Lula para presidente da República.

Em 2022,  deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal e esteve na equipe da coordenação nacional da campanha de Lula para presidente da República.