Esperantina - PI, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Internos da Major César trabalham na limpeza da Floresta dos Palmares

Por Clenilton Gomes em 02/02/2022 às 16:51

Reeducandos da Colônia Agrícola Major César de Oliveira, em Altos, iniciaram, nesta terça-feira (1º), o trabalho de capina e limpeza de uma área da Floresta Nacional dos Palmares, localizada nas proximidades da unidade penal. Oito internos estão trabalhando na manutenção do local.

Apesar da proximidade com a Floresta dos Palmares, essa é a primeira vez que reeducandos da Major César trabalham no local para a conservação da natureza. A Floresta possui uma área de cerca de 170 hectares e contém catalogadas mais de 1.400 espécies de árvores e plantas, dentre elas, o caneleiro, ipê, tuturubá e sipaúba.

“Nós procuramos nos aproximar da Sejus através do Conselho Consultivo e promover o entendimento e dar vazão à ressocialização e humanização dos apenados. A parceria oportuniza o trabalho e, também, a consciência para a conservação do meio-ambiente”, comentou Gaspar Alencar, coordenador da unidade ambiental.

Para o gerente da Colônia Agrícola Major César, o Policial Penal Reginaldo Ribeiro, essa é mais uma oportunidade de trabalho e qualificação profissional aos reeducandos.

“Com esse trabalho na manutenção da reserva, o interno também está tendo o contato com o ambiente natural. Somos vizinhos da reserva florestal e esse contato estará contribuindo para a consciência ambiental e a ressocialização”, ressaltou o Policial Penal.

De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias de trabalho, o custodiado tem direito a remição de um dia de sua pena.