Esperantina - PI, domingo, 21 de julho de 2024

Informe de rendimentos para IR deve ser entregue até 28 de fevereiro

Por Clenilton Gomes em 23/02/2023 às 07:00

O prazo para as empresas enviarem aos funcionários o informe sobre os salários referentes ao ano de 2022, encerra no dia 28 de fevereiro. Esse período também é valido para bancos e corretores de valores encaminharem aos seus clientes os rendimentos de aplicações financeiras.

Esses dados que devem ser disponibilizados, serão usados para o preenchimento do Imposto de Renda da Pessoas Física de 2023. As informações serão usadas para determinar se o cidadão contribuinte pagou ou não o imposto ao longo de 2022, e para saber se ocorreu ou não sonegação.

Para as empresas, é necessário que informações sobre o salário, 13º salário, e outros valores eventual recebidos pelo trabalhador, como participação em lucros. No caso de bancos e corretora de valores, os dados podem ser encaminhados para os clientes através dos Correios, ou serem disponibilizados por meio digital, como aplicativos de internet banking.

A empresa, banco ou corretora de valores que não encaminhar os comprovantes do envio de informações aos trabalhadores e clientes estará sujeito a pagamento multa.

No caso de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a consulta dos comprovantes de rendimentos pode ser acessada através do site ou do aplicativo do órgão.

A Receita Federal também informa que a partir de 2023, as declarações de imposto de renda terão início no dia 15 de março e encerra no dia 31 de maio.

 

com informações da Agência Brasil