Esperantina - PI, segunda-feira, 22 de julho de 2024

IFPI tem corte de verba R$ 10 milhões e diz que só tem orçamento para setembro

Por Clenilton Gomes em 31/05/2022 às 08:11

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira (30). No comunicado, a reitoria informou a preocupação com o bloqueio de 14,5% do orçamento feito pelo Governo Federal.

“O bloqueio no orçamento do IFPI é da ordem de R$ 10 milhões, em recursos destinados ao funcionamento  da  instituição, afetando diretamente contratos de água, energia, limpeza, vigilância, cozinha entre outros”, informou a reitoria.

Outros serviços também serão prejudicados com o corte de verba, como atividades de  visitas técnicas, aquisição insumos de laboratórios, organização e participação em eventos acadêmicos, fomento à extensão e pesquisa além de comprometer o transporte de alunos e sua  alimentação.

O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, fez um apelo aos parlamentares da bancada federal para orçamento que seja feito outro planejamento pelo Ministério da Educação (MEC) às Instituições de Ensino Federais, em especial, as do Estado do Piauí. Ele também comentou que não foi informado sobre o corte e que a instituição só terá orçamento até setembro. “Se eles não mudarem de ideia e debloquearem, vai comprometer os meses de outubro, novembro e dezembro”, disse.

“Ressaltamos que o IFPI é uma Instituição secular que tem prestado grande serviço promovendo uma educação de excelência, e, sobretudo, levando educação, arte, cultura e possibilidades de uma vida melhor para jovens e adultos de todas as classes sociais e de todo o Piauí”, pontou a nota dada pela instituição.