O governador Rafael Fonteles anunciou que, até o fim de sua gestão, em 2026, terá nomeado 400 novos soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, permitindo a descentralização do atendimento da corporação para mais municípios do estado. Com isso, o Piauí vai mais que dobrar o efetivo, que hoje é de 340 profissionais.
A declaração foi feita, nesta segunda-feira (22), durante a solenidade de formatura quando foram nomeados 205 bombeiros para a intuição. No evento também foi feita a promoção de 12 oficiais e 52 praças. Rafael Fonteles anunciou que o Governo do Piauí vai iniciar um novo curso de formação para os demais aprovados no concurso de 2023. Ao todo, até 2026, o Corpo de Bombeiros terá mais de 700 homens e mulheres, mais que o dobro do efetivo atual.
A solenidade foi realizada no Ginásio Verdão, no Centro de Teresina, durante a comemoração dos 80 anos da instituição. O secretário da Segurança, Chico Lucas, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, também participaram do momento solene.
“Essa é a maior nomeação de bombeiros militares da história do Piauí. São 205 homens e mulheres devidamente formados após um longo curso de formação que durou sete meses. Nosso compromisso é nomear até 400 bombeiros no nosso mandato, dobrando, portanto, o efetivo do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí”, afirmou o governador.
Bombeiros nos 12 Territórios de Desenvolvimento
Com a nomeação, o número de bombeiros militares chega a 545. Eles serão distribuídos na sede, em Teresina, além das unidades localizadas em oito municípios do interior, de acordo com a necessidade. O governador ressaltou também que a chegada de novos profissionais vai permitir a implantação dos Bombeiros em todos os 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí, alcançado os municípios de Esperantina, Paulistana, Valência, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.
Com a entrada de novos bombeiros na corporação, Chico Lucas disse que já planeja treinar novos concursados. “Vamos iniciar, em breve, outro curso de formação, permitindo mais que dobrar a capacidade do Corpo de Bombeiros”, frisou o gestor.
O coronel José Rego destacou que a nomeação o deixa bastante entusiasmado e motivado. “Nosso lema é salvar vidas e proteger o patrimônio. E nós, com o pessoal, com equipamentos e bem qualificados, isso torna tudo mais fácil e traz mais eficiência para a gente prestar esse serviço”, afirmou o comandante.
A bombeiro militar Tamires Dourado, uma das formandas, destacou a emoção de estar integrando os quadros da corporação, além da estabilidade do concurso público. “É uma realização de um sonho estar aqui, tanto pela questão do concurso público e estabilidade. Além disso, a profissão em si é apaixonante. Eu nunca vou esquecer a fala de um dos nossos instrutores: os bombeiros, na verdade, são instrumentos de Deus onde as pessoas estão correndo para salvar vidas”, disse a formanda.
Além da nomeação, a solenidade contou ainda com entrega de medalha Imperador Dom Pedro II a 26 personalidades civis e militares.
Solenidade de comemoração dos 80 anos do Corpo de Bombeiros e de nomeação de novos bombeiros