Esperantina - PI, sábado, 20 de abril de 2024

Fuga é impedida na Penitenciária Mista de Parnaíba

Por Clenilton Gomes em 21/01/2023 às 17:15

Na madrugada desta sexta-feira (20), por volta de 1h30, cinco detentos tentaram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, mas foram recapturados. A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça – Sejus, que em nota, reconheceu a superlotação.

Segundo a Sejus, os presos quebraram o cadeado da cela e tentaram subir nas colunas, após a tentativa frustrada amarraram lençóis para tentar escalar as paredes, porém a tentativa foi abordada pelos policiais que viram a ação pelo sistema de monitoramento.

A recaptura dos detentos ainda aconteceu dentro do sistema prisional, e posteriormente foram encaminhados para a Penitenciária de Altos.

Os detentos foram identificados como: Francisco Marcos de Souza Lopes, vulgo ‘Neguin’; Luis Fernando Nunes Rocha, o ‘Pestana’; João de Olanda Sergino; Francisco Antônio dos Santos Cunha, vulgo ‘Brinquedo’ e Lucas da Silva Pereira, vulgo ‘Ceará’.

A Sejus reconheceu a superlotação institucional, inerente a todo o sistema prisional brasileiro, mas esclareceu que reforçou a segurança no local e construirá uma nova unidade em Buriti dos Lopes, no norte do estado.

Confira a nota da Sejus

A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, em Parnaíba, informa que, na madrugada desta sexta-feira (20), 5 presos tentaram fugir. A tentativa foi abortada pelos policiais penais e militares que estavam de plantão no local. A Sejus reconhece a superlotação do estabelecimento, situação inerente a todo sistema prisional brasileiro, mas esclarece que já reforçou a segurança do local e uma nova unidade será construída na região Norte do Estado, em Buriti dos Lopes. Quanto ao contingente de policiais, a pasta reafirma que, nos últimos anos, mais de 200 policiais penais entraram em exercício.

Fonte: Portal do Rurik