Esperantina - PI, quinta-feira, 25 de julho de 2024

Franzé Silva anuncia concurso com 400 vagas na Assembleia Legislativa

Por Clenilton Gomes em 15/02/2023 às 13:35

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), anunciou nesta quarta-feira (15) que vai lançar um edital com pelo menos 400 vagas até o final do primeiro semestre. A decisão foi tomada, após reunião com técnicos da Associação de Servidores da Casa.

Para viabilizar o concurso, Franzé Silva anunciou a criação de um programa de incentivo à aposentadoria voluntária para servidores da Assembleia. Como forma de compensação, a Alepi vai conceder, além dos proventos, o valor equivalente a 10 salários mínimos aos novos servidores aposentados.

“Temos hoje um quadro de 400 servidores que estão com tempo idade para a aposentadoria. Um quadro de envelhecimento no quadro de servidores que a gente precisa de renovação. Vamos conceder ao aposentado que aderir ao plano vai receber durante 10 meses os seus proventos e casa manterá os seus vencimentos durante 10 meses, vai dobrar o salário. É uma forma de incentivarmos a aposentadoria”, explicou.

Outras medidas anunciadas são convênios com a Agência de Fomento do Piauí e Sebrae para facilitar linhas de crédito para esses servidores.

Os próximos passos para a efetivação do concurso são a criação de uma Comissão que vai envolver tanto membros técnicos da equipe da presidência, quanto servidores.

“O nosso objetivo é ter um efetivo de 400 vagas para servidores efetivos da Casa para que a gente possa ter um quadro de carreira que possa ajudar nos trabalhos da Assembleia. Vamos constituir uma comissão junto com a Associação para construir essa realidade e a necessidade de onde, qual tipo e características. Nossa missão é estar até o final do semestre com o edital pronto para as pessoas que queiram ingressar pela porta da frente que é o concurso”, destacou.

 

Paula Sampaio