Esperantina - PI, terça-feira, 10 de setembro de 2024

Estelionatário se passava por ex-prefeito de José de Freitas para extorquir mulheres

Por Clenilton Gomes em 06/11/2018 às 11:40

Um suspeito de estelionato que se passava por políticos foi preso nesse domingo (04) em Teresina. Em um dos seus golpes, de acordo com o delegado Lucy Keiko, gerente de policiamento metropolitano, ele chegou a receber quase R$ 90 mil de uma vítima.  De acordo com a investigação, o suspeito foi identificado como Francisco das Chagas, mais conhecido como “Chico Pireza”, e tinha como principal alvo as mulheres.
No momento da prisão, Francisco das Chagas tentou quebrar o celular. “Ele tentou jogar fora o celular, quebrar, mas os policiais impediram e apreendeu o celular e o chip que ele ligava para as pessoas”, disse Lucy Keiko.
A prisão ocorreu pela Divisão de Capturas da Polícia Civil (Dicap) com apoio do 11º Distrito Policial.  “Uma vítima procurou a polícia e o gerente de policiamento, delegado Lucy Keiko, tomou conhecimento e percebeu que era o mesmo modus operandi.  Foi pedido a prisão preventiva dele, a Dicap e o 11º DP conseguiu localizá-lo e efetuar a prisão no (loteamento) Esplanada do Uruguai”, explicou o coordenador da Dicap, Luciano Alcântara.
Francisco das Chagas já foi preso pela mesma prática em 2013. A prisão ocorreu pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) por usar o nome de uma outra pessoa para passar cheques sem fundo. Na época sob coordenação do delegado Lucy Keiko.  Chagas passou a responder pelo crime em liberdade e, posteriormente, um novo pedido de prisão contra ele foi feito; o mandado de prisão não foi cumprido devido a não localização do suspeito até ontem.
Recentemente, Lucy Keiko recebeu a informação de que Francisco continuava se passando por políticos para conversar com as possíveis vítimas. Inclusive, ele chegava a paquerar as mulheres, algumas casadas. Uma delas denunciou o caso. Ele usava a fotografia de um ex-prefeito nas redes sociais para ter intimidade com as mulheres. O que também gerou ciúmes nos maridos.
“Ele é uma espécie de maníaco com estelionatário. Um individuo que causa problemas para as famílias, felizmente conseguimos prender no domingo. Ele estava com o mandado de prisão em aberto, não estava sendo localizado, e já estava novamente  praticando esse tipo de crime, ligando para mulheres casadas e se passando por políticos”, disse Lucy Keiko.
Em áudio divulgado pela Dicap, Lucy Keiko explicou como o estelionatário se aproximava e extorquia as vítimas.
“Nós fomos procurados por uma vítima que estava recebendo ligações constantes desse indivíduo, o Francisco das Chagas,  conhecido por Chico Pireza. Ele ligava pra ela de forma insistente, inclusive se fazendo passar pelo ex-prefeito Ricardo  Camarço, ficava falando palavras com conotação sexual, dando em cima da mulher, dizendo que ela era bonita, e ela o tempo todo desligando os telefonemas e rejeitando as ligações, e mesmo assim ele insistia”, comentou Lucy .
“Por meio de um áudio dele, nós o identificamos uma vez que nós já tínhamos o prendido em 2013, quando estávamos no Greco. Nessa época, ele se passava pelo empresário Paulo Cesar Vilarinho, ligando para mulheres. Uma delas estava fragilizada, achando que estava falando com o Paulo e chegou a dar dinheiro para esse indivíduo, quase R$ 90 mil. Ele pediu dinheiro emprestado, dizia que ia mandar um funcionário pegar, e o funcionário era ele mesmo. Ele mesmo ia e recebia o dinheiro dessa senhora”, relatou Lucy Keiko.