A Prefeitura de Esperantina, através da equipe do programa Melhor em Casa e com o apoio do secretário municipal de Saúde, Dérick Kawan, e da prefeita Ivanária Sampaio, realizou um treinamento para a implementação da equipe FOFIS (Fisioterapia e Fonoaudiologia em atendimento domiciliar).
A iniciativa busca oferecer atendimento especializado em casa, especialmente para pacientes que necessitam de cuidados com traqueostomia, promovendo melhor qualidade de vida e uma recuperação mais rápida e segura.
Durante o treinamento, foi realizada uma palestra direcionada aos enfermeiros e às equipes de coordenação da Estratégia Saúde da Família, CAPS, equipe E-Multi, Serviço Social do Hospital e Samu. O objetivo foi apresentar o fluxo de atendimento, os critérios para admissão de pacientes no programa e os cuidados essenciais na abordagem terapêutica de reabilitação.
Para conduzir a capacitação, a equipe de Campo Maior, referência no atendimento FOFIS, esteve presente com os profissionais Aristides Pinho, fonoaudiólogo, e os fisioterapeutas Daniel Araújo e Nyhara Sousa, sob a coordenação de Kátia Samira. Eles compartilharam conhecimentos e experiências práticas, preparando os profissionais de Esperantina para o novo serviço.
Esperantina é um dos três municípios do Piauí a receber essa modalidade de atendimento, reforçando o compromisso com a saúde e a reabilitação de pacientes que necessitam de cuidados contínuos em casa.