O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, terça-feira (15.set), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 e os números não são animadores para o município de Esperantina-PI que não atingiu nenhuma meta de desempenho educacional na rede pública municipal.
Nas séries iniciais do ensino fundamental, o município atingiu a nota de 4.2 em 2019, aumentando 1 décimo com relação à 2017, que foi 4.2. Já nas series finais, a nota foi de 3.8 em 2019, aumentando 1 décimo com relação à 2017, que foi 3.7. Mesmo com o crescimento, decimal, a meta projetada pelo MEC não foi atingida.
A última vez que o município atingiu a meta foi no ano de 2013.
O Ideb é um índice utilizado pelo MEC para avaliar o desempenho dos estudantes de escolas públicas – redes estadual, municipal, e federal – e privadas, em três níveis: no 5º ano, que se refere às notas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no 9º ano (anos finais do Ensino Fundamental), e no 3º ano do Ensino Médio. O índice, que vai de 0 a 10, é calculado com base na aprovação escolar e nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ao qual os alunos são submetidos a provas de Matemática e Língua Portuguesa.
Fonte: RevistaAZ.com.br