Esperantina - PI, segunda-feira, 22 de julho de 2024

EFA COCAIS abre inscrições para formação de turmas de cursos técnicos

Por Clenilton Gomes em 09/10/2022 às 16:40

A Escola Família Agrícola dos Cocais (EFA COCAIS), está com inscrições abertas para processo seletivo 2023 para cursos técnicos integrado ao ensino médio.

Os cursos disponíveis são:

  • Técnico em Agropecuária;
  • Técnico em Zootecnia;
  • Técnico em Agroindústria;

Os interessados têm até o dia 30 de dezembro de 2022 para efetuar a inscrição na sede da Efa Cocais, situada na localidade Quente, no município de São João do Arraial, levando os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento;
  • RG;
  • CPF;
  • CPF do responsável;
  • Declaração ou certificado de conclusão do 9º ano.

Mais informações, através dos contatos WhatsApp: (86) 98147-6348 / 98159-1379.

O QUE É A EFA COCAIS?

EFA – Escola Família Agrícola dos Cocais ou Escola de Formação por Alternância da Região dos Cocais, é uma instituição formadora de empreendedores rurais, localizada no Povoado Quente, Município de São João do Arraial, Estado do Piauí, oferece ensino a nível técnico profissionalizante em Agropecuária e Agroindústria e Administração Rural alunos dos 13 municípios que compõem o aglomerado 03 (três) do Território dos Cocais.

A EFA COCAIS foi criada em 2007 sob a liderança direta do então prefeito de São João do Arraial Francisco Limma, que buscou parcerias para o empreendimento, obtendo o apoio do Governo do Piauí, do Governo Federal e até da União Europeia por meio da CARE Brasil. A criação da escola foi o meio encontrado pelo prefeito para ampliar as oportunidades de negócios nos municípios e qualificar os agricultores familiares para melhorar a produção e promover melhorias na qualidade de vida das famílias da região.

O Campus da escola conta com uma boa estrutura e equipamentos com: dormitórios feminino e masculino, biblioteca, auditório, refeitório, áreas para aulas práticas ao ar livre, laboratório de informática e internet. Também são desenvolvidos projetos nas áreas de suinocultura, avicultura caipira, horticultura, aproveitamento integral do babaçu e extrativismo do jaborandi.

A EFA COCAIS sai do regime convencional e adota o Regime de Alternância, ou seja, o aluno fica interno na escola por períodos de 15 dias, aprendendo técnicas agrícolas e as disciplinas convencionais e 15 dias praticando diretamente nas comunidades onde residem ou junto as suas famílias. O método espera conquistar uma educação enraizada na cultura, no trabalho e na realidade do campo, integrando a formação geral e profissional, propiciando ao jovem um projeto de vida integrado à sustentabilidade e cidadania.