Esperantina - PI, segunda-feira, 22 de julho de 2024

Dom Juarez toma posse na Arquidiocese de Teresina no próximo sábado

Por Clenilton Gomes em 24/02/2023 às 08:12

O novo Arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Sousa da Silva, irá tomar posse no próximo sábado, às 16h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva. As celebrações de posse, no entanto, começam ainda amanhã, com uma vigília que irá acontecer de 19h às 23h, também na Catedral.

Já no sábado, às 9h, está programada uma carreata de acolhida ao novo Arcebispo  a partir do início da duplicação da BR 343 – sentido Altos Teresina – até a residência do Palácio Episcopal, na Avenida Frei Serafim. Às 15h30, Dom Juarez irá conceder uma entrevista coletiva no próprio Palácio Episcopal. De lá, ele segue para a Igreja das Dores, onde irá tomar posse.

Dom Juarez Sousa foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 4 de Janeiro deste ano. Ele será o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina.  Nascido em Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí, é bacharel em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, com mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália. Dom Juarez já foi bispo de Oeiras e, desde 2016, mudou-se para Parnaíba. Primeiro, como bispo coadjuntor e, depois, como titular da diocese daquele município.

Atualmente,  é presidente do Regional Nordeste IV da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O novo Arcebispo escolheu como lema episcopal “Para que todos tenham vida” – Jo 10, 10.