Esperantina - PI, sábado, 13 de abril de 2024

Caminhão carregado com cerâmicas tomba e deixa três mortos no Piauí

Por Clenilton Gomes em 07/10/2022 às 08:55

m caminhão carregado com caixas de cerâmica tombou na manhã de ontem quinta-feira (06) na PI-112, entre Teresina e  União, e deixou três pessoas mortas.  O acidente aconteceu por volta das 7h da manhã, em um trecho de curva da rodovia.

Segundo informações do coronel Sansão, do Corpo de Bombeiros do Piauí, o caminhão vinha da Bahia e estava no sentido Teresina – União quando um dos pneus do veículo estourou. A causa ainda é desconhecida.

“Nesse momento o motorista teria perdido o controle e tombado o caminhão. Segundo informações, sete pessoas estavam no caminhão. Foram constatados três óbitos. Dois estão presos às ferragens e um está embaixo dos escombros”, ressaltou o coronel.

O motorista do caminhão foi socorrido com vida e encaminhado com outras três pessoas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O Corpo de Bombeiros solicitou o apoio de tratores para virar o caminhão que ficou no encostamento da estrada. Somente após esse procedimento, poderão iniciar os trabalhos para a retirada dos corpos.

O carro foi carregado na Bahia e estava com cerca de 28 toneladas de cerâmicas avaliadas em R$ 34 mil.

Segundo o perito Adão Oliveira, da Polícia Civil do Piauí, o motorista teria tentado desviar de um obstáculo na PI quando os pneus do caminhão furaram.  “Houve perda de controle do veículo seguido de capotamento e tombamento. Como ele estava com um carga excessiva, não suportou o peso da mercadoria, capotou e tombou”, destacou o perito Adão Oliveira.

Resgate 

O primeiro corpo resgatado foi o do idoso Leonardo Coresma Lira, de 68 anos. O corpo foi removido pelo Corpo de Bombeiros por volta das 10h30. A vítima está com uma faca na cintura e, segundo o documento de identidade, faria 69 anos amanhã.

Dez minutos depois a equipe retirou o segundo corpo das ferragens. O homem foi identificado como José Roberto do Nascimento, de 53 anos.

Após resgatar o segundo corpo, a equipe do Corpo de Bombeiros virou o caminhão com o auxílio de um trator e iniciou as buscas pelo corpo da terceira vítima que estava debaixo da carga de cerâmica.  A terceira vítima foi retirada por volta das 11h. Trata-se de um idoso não identificado.

Entre os sobreviventes está o motorista, identificado como Gabriel Barros dos Santos, de 26 anos. Ele e mais três pessoas foram resgatadas com vida do acidente. O motorista ficou em um sítio próximo ao local do tombamento e os demais foram encaminhamos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

“Nossa operação teve um pouco de dificuldade devido à instabilidade do veículo. Tivemos que acionar terceiros para conseguir resgatar as vítimas”, acrescentou o tenente Augusto César, do Corpo de Bombeiros.

 

Nataniel Lima / cidadeverde.com