Esperantina - PI, sábado, 20 de julho de 2024

Apreensão de armas pela PM do Piauí aumentou 25% em 2022 em relação ao ano anterior

Por Clenilton Gomes em 10/11/2022 às 07:21

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) alcançou a importante marca de 852 armas de fogo apreendidas no estado, de janeiro a outubro deste ano. No comparativo com o mesmo período de 2021, o crescimento é de 25% no número deste tipo de ocorrência.

Os dados constam no Relatório de Produtividade da PM-PI, divulgado pelo comando da corporação. O feito ganha mais relevância a partir da constatação de que a arma de fogo é um instrumento presente na maioria dos crimes violentos.

A Polícia Militar também prendeu mais este ano. Até agora são 4.110 pessoas conduzidas à delegacia, presas ou apreendidas por participação em algum tipo de crime. Em 2021 foram 3.112 prisões de janeiro a outubro. O crescimento neste indicador é de 31,9%.

O levantamento revela ainda que nos dez primeiros meses de 2022, policiais militares conseguiram recuperar 2.312 veículos roubados ou furtados no território piauiense. Em 2021, no mesmo período, foram apreendidos 1.851 veículos com restrição criminal. O índice de recuperação de veículos subiu 24,9%, ao tempo que 517 pessoas terminaram presas pela prática deste tipo de crime, de acordo com a publicação.

O relatório aponta também que a Polícia Militar apreendeu 128 toneladas de drogas este ano. Destaque para localização e destruição de grandes plantios de maconha no interior do estado, em municípios como Simplício Mendes, Dom Inocêncio, Campinas e Canto do Buriti. São contabilizadas, de janeiro a outubro, 979 operações bem-sucedidas de combate à posse ou tráfico de entorpecentes, que resultaram em 424 prisões.

As estatísticas da PM mostram ainda que 143 municípios piauienses, o correspondente a 63,9% do total, não registraram MVI’s (Mortes Violentas Intencionais) em 2022. Significa que em mais da metade das cidades piauienses, a população não conheceu casos de assassinato, roubo seguido de morte ou outro crime violento contra a vida.

“A Polícia Militar do Estado do Piauí segue firme na defesa de nossa sociedade, presente nos 224 municípios e levando segurança para os mais de 3 milhões de habitantes. Estamos investindo em capacitação e tecnologia para direcionar nossas ações, trabalhando com ciência policial, estatística e dados, para melhor servir e proteger a nossa sociedade”, afirma o Comandante-Geral da PM-PI, Cel. Scheiwann Lopes.