Esperantina - PI, sábado, 20 de abril de 2024

Anatel libera sinal 5G para 12 cidades do Piauí

Por Clenilton Gomes em 24/02/2023 às 14:01

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que a partir do dia 27 de fevereiro, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência, o licenciamento e ativações de estações de 5G. A medida vai atingir 12 cidades do Piauí. Em setembro do ano passado, a tecnologia já havia sido liberada para Teresina e outras capitais do país.

“Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, destaca a Anatel.

De acordo com a lista divulgada pela Anatel, as cidades de UniãoAltos, José de Freitas, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Beneditinos, Nazária, Lagoa Alegre, Curralinhos, Lagoa do Piauí, Coivaras e Miguel Leão, já podem ser inclusas na nova tecnologia.

O que é a tecnologia 5G?

5G é a nova geração de internet móvel. Essa tecnologia representa muito mais que uma velocidade maior de conexão com a internet, pois suas características trarão mudanças fundamentais na forma como a sociedade se comunica, pois será possível conectar diferentes objetos à internet e ao mesmo tempo, viabilizar a integração entre dispositivos: automóveis, celulares, eletrodomésticos, sistemas de monitoramento, drones, maquinários, e muito mais.

Fonte: A+10