Esperantina - PI, quarta-feira, 14 de abril de 2021

Veja como será os festejos de Nossa Senhora da Boa Esperança em Esperantina

Por Clenilton Gomes em 26/08/2020 às 10:04

Neste ano, o festejo de Nossa Senhora da Boa Esperança, que vai iniciar no próximo dia 29/08, acontecerá de forma diferente e exige, ainda mais, a devoção dos fiéis da gentil padroeira de Esperantina.

Tempos difíceis exigem profundas mudanças e renovação. Nossas famílias celebrarão em suas casas. Será uma oportunidade de cada lar se tornar uma igreja da Mãe da Boa Esperança. Contamos com cada família na participação através dos meios de comunicação social.

Sua participação e sua contribuição têm ajudado muito na grande reforma de nossa Matriz que, cada dia, fica mais bela e digna para nossas orações e encontro com Deus, bem como no serviço de evangelização, que sempre está crescendo. São os gestos de generosidade e amor de nosso povo que nos impulsionam a fazer muito mais, pois se muito fizemos muito mais temos que fazer.

Por mais que passemos por momentos difíceis, precisamos manter vivas nossa fé e nossa esperança. Pedimos a Deus, pela intercessão da Virgem Maria, que esse festejo seja de profunda renovação espiritual e que possamos rezar mais em nossas casas.

Vamos fazer uma grande Jornada Espiritual

O ano de 2020 tem mudado a nossa realidade de muitos modos (a mais difícil são as Missas sem a presença dos fieis), mas essa “mudança de hábito” não deve nos desanimar, por isso a Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança durante o Festejo de nossa Padroeira convida aos fieis devotos a fazerem uma Jornada Espiritual durante os dias que transcorrem o Festejo, essa jornada consistirá em diversos atos religiosos que devem ser feitos para se obter uma vitória ou se alcançar uma graça especial durante a mais importante festa católica de nosso município.

 

– Fazer a peregrinação todos os dias, durante o festejo, até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança;

– Durante esses dias comungar na Igreja e fazer um breve momento de adoração diante do Santíssimo Sacramento;

– Todos os dias dessa jornada de peregrinação rezar o Santo Terço, na Igreja Matriz ou na Praça;

– A noite acompanhar via internet ou rádio a Novena e Santa Missa durante todos os dias da Festa de Nossa Senhora da Boa Esperança;

– Durante esse período, haverá confissões, então é necessário escolher um desses dias para se fazer a confissão sacramental com o sacerdote que estará na praça.

A Igreja estará aberta das 7 horas até as 17 horas para peregrinação dos fieis diariamente.

 

Como serão as ofertas?

  • As famílias de cada comunidade, pastorais, movimentos e serviços receberão um envelope onde poderão depositar seu pedido de oração e juntamente com ele colocar sua oferta do festejo. Esse envelope será recolhido pelo coordenador que revelará o valor total das contribuições na Missa de cada noitário.

 

Os leilões?

  • O leilão será feito através das transmissões das redes sociais. Após a Santa Missa os padres irão até a casa de uma família e lá será feito o leilão on line, com joias de maior valor.
  • Quem deseja doar uma joia pequena pode deixar no atendimento paroquial durante o dia na praça. O doador deixará o valor e a joia ficará a disposição de quem quiser arrematá-la durante o dia.

 

E as quermesses?

  • Faramos almoço em quentinhas durante o festejo. A venda das quentinhas serão na sede da ASESP, Arraial de Povo. Quem desejar adquirir o almoço de Nossa Senhora deve se dirigir para a ASESP.

 

Teremos blusa e máscara?

  • Durante todo o dia faremos atendimento na praça, seguindo os protocolos de segurança. Lá você poderá adquirir sua blusa e máscara do Festejo.

 

Haverá peregrinação da imagem de Nossa Senhora?

  • A imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança visitará todas as comunidades de nossa cidade e do interior, durante o dia nos interiores e a tarde na cidade. As famílias são convidadas a preparar na frente de suas casas um altar com imagens e velas para acolher a passagem da imagem peregrina.

 

Teremos a oração do Terço e Novena?

  • Este ano estamos oferecendo um material muito completo, o Livro da Novena da padroeira. Esse livro trás a Novena de Nossa Senhora da Boa Esperança, ele ensina como rezar e contemplar os mistérios do Terço, trás também pequenos sermões que nos ajudarão a refletir cada dia da novena sobre as virtudes de Nossa Senhora, trás o Ofício da Imaculada, a Ladainha, um belo roteiro de Exame de Consciência que nos ajudará a fazer uma boa Confissão, trás ainda a Liturgia da Palavra dos dias do Festa e os cantos que cantaremos no Festejo. A Novena com o Terço acontecerá todos os dias a partir das 18h30 pelos meios de comunicação social.

 Podemos nos dirigir a Igreja para rezar?

  • Durante todos os dias do Festejo a Igreja será um grande centro de peregrinação, um lugar favorável ao encontro com Deus. Diariamente o Santíssimo estará exposto para adoração das 7h as 17h, poderemos ir a Igreja, adorar o Senhor, fazer nossas orações pessoais e Comungar a Santa Eucaristia.

 E os demais sacramentos ?

  • Nesses dias que serão de grande renovação espiritual, os padres estarão atendendo as Confissões na praça e também realizando os Sacramentos do Batismo e do Matrimônio na Igreja. Quem desejar deve procurar a secretaria paroquial para obter mais informações.

 Quais os protocolos que devo seguir se desejo me dirigir até a Igreja para rezar ou receber algum sacramento?

  • Estar bem de saúde.
  • Não ter viajado nos últimos 15 dias.
  • Manter o distanciamento.
  • Uso obrigatório de máscara.
  • Chegar 30 min antes do sacramento e esperar na praça.
  • O grupo dos familiares ou amigos de quem irá receber o Batismo ou Matrimônio deve ser de no máximo seis pessoas.
  • Após o sacramento não demorar dentro ou fora da igreja para não haver aglomeração.
  • Comprar a vela (caso o sacramento for o do batismo).
  • Participar das missas pelos meios de comunicação social.

 

 

 

 

 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *