Esperantina - PI, sábado, 8 de maio de 2021

Troféu “Balança de Ouro” premia piscicultores no Festival do Peixe

Por Clenilton Gomes em 24/07/2017 às 14:23

O Festival do Peixe de Esperantina, repete o sucesso do torneio “Balança de Ouro”. A competição busca premiar os piscicultores que apresentarem os peixes mais pesados durante o Festival. Este ano, puderam participar criadores de tambaqui e tilápia. Além de produtores do projeto “Sisteminha” que foram premiados com base na maior produtividade por metro cúbico de água.

Os vencedores receberam os prêmios, na manhã deste domingo, 23, das mãos da prefeita, Vilma Amorim e do secretário estadual do desenvolvimento rural, Francisco Limma. O piscicultor, Davi Silva que produz tilápia em tanque rede, no rio Longá, venceu o primeiro lugar apresentando reprodutores de 3,12kg (três quilos e dose gramas); Na modalidade “Produção em Sisteminha”, a senhora Zita Amorim, da comunidade Mundo Novo, venceu o torneio apresentando uma produção de até 52,5kg (cinquenta e dois quilos e quinhentos gramas por tanque. Já na modalidade Tambaqui, a piscicultora, Crizalda Silveira venceu o torneio apresentando um reprodutor de 11,7kg (onze quilos e setecentos gramas). Ao todo, a Prefeitura pagou R$ 3.900,00 (três mil e novecentos reais) em prêmios.

De acordo com a prefeita Vilma Amorim, o objetivo do torneio é incentivar os piscicultores que conduzem sua piscicultura com manejo correto, adotando as melhores técnicas de produção. “A qui a gente não premia necessariamente o maior peixe, mas certamente o melhor resultado de uma produção organizada, pois só se consegue ter um animal de boa qualidade assim, quem cuida bem de seus tanques, de sua piscicultura”. Avalia.

O secretário Francisco Limma elogiou o evento e aproveitou para sugerir aos piscicultores e à Gestão Municipal, para avaliarem o Festival e garantiu o apoio técnico necessário para colaborar na implementação dos próximos passos para a piscicultura do Território. “Pretendemos formar um grupo técnico para junto com a Prefeitura e outros órgãos de governo aqui representados, intensificarmos as ações juntos aos piscicultores de Esperantina e do Território dos Cocais”. Afirmou.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *