Esperantina - PI, quarta-feira, 14 de abril de 2021

Torre de transmissão de energia da Equatorial é destruída e 08 municípios ficam sem energia

Por Clenilton Gomes em 03/03/2021 às 08:31

Um ato de vandalismo ontem (02), provocou o bloqueio da Linha de Distribuição de 69 KV que interliga as subestações Piracuruca e Caraúbas do Piauí, na região Norte do estado, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia nos municípios Cocal, Cocal dos Alves, Caraúbas do Piauí, Caxingó e parte das zonas rurais de Murici dos Portelas, Buriti dos Lopes, Joaquim Pires e Piracuruca, impactando 19 mil clientes.

Imediatamente após o bloqueio, equipes de atendimento emergencial, inspeção e manutenção de linha viva de alta tensão foram acionadas para realização de manobras e identificação do defeito, que se depararam com duas torres metálicas danificadas nas proximidades do município de Caraúbas.

Próximo às estruturas avariadas, onde foram encontrados instrumentos como machado, facão, chaves de fenda, que configuram a realização de ato criminoso como causa do problema. A Equatorial Piauí já registrou Boletim de Ocorrência para apuração do caso pelas autoridades competentes.

Desde o início da ocorrência, equipes técnicas foram acionadas e estão atuando para realizar manobras e acelerar a recomposição do sistema para as localidades impactadas. O fornecimento já foi normalizado para o município de Cocal, com a transferência das cargas para atendimento por outro alimentador. Com a ação, foi possível restabelecer o fornecimento a cerca de 7.500 clientes, o que corresponde a quase 40% do total impactado.

Tendo em vista a necessidade de substituição das duas estruturas, foi mobilizada também equipes de construção de linhas, direcionada a partir de Parnaíba, para realização do serviço. Neste momento, equipes estão diretamente empenhadas na operação que visa normalizar o serviço para a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *