Esperantina - PI, sábado, 21 de maio de 2022

Sesapi entregará 69 mil testes rápidos contra a Covid para os municípios, anuncia secretário

Por Clenilton Gomes em 07/02/2022 às 14:48

O Secretário de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta segunda-feira (7) que vai fazer a entrega de 69 mil testes rápidos de detecção da covid-19 para os 224 municípios piauienses.

Segundo o secretário, a entrega está ocorrendo de forma proporcional, conforme solicitação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PI), levando em consideração a incidência de casos positivos e a estimativa populacional de cada município.

Os 69 mil testes estão sendo encaminhados para 11 Regionais de Saúde e 5 núcleos descentralizados que vão fazer a distribuição para os municípios, além de hospitais da rede estadual e presídios.

“A entrega dos testes faz parte do trabalho de vigilância da Sesapi com relação à situação da pandemia no Piauí. A orientação do Ministério é que os testes sejam utilizados em pessoas que estão com sintomas e em seus contatos”, afirmou o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

Falta de testes

O superintendente destacou que a alta de casos de covid-19, tem aumentando a procura por testes rápidos em todo o país, o que tem provocado a falta do material até mesmo em farmácias.

“Nós estamos atentos às demandas de nossa população e buscando junto ao Ministério mais testes, para que possamos está monitorando os casos no nosso estado. Pedimos também aos nossos gestores que alimentem os sistemas de informações, pois os dados inseridos lá são usados como parâmetros para a distribuição”, afirmou Herlon Guimarães.

O teste rápido mostra o resultado após 15 minutos. No atual cenário da pandemia, o Piauí apresenta uma média de 1.175 casos da Covid-19 por dia e totaliza 351.240 casos confirmados, com 7.444 óbitos pelo vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *