Esperantina - PI, sábado, 5 de dezembro de 2020

Sejus transforma realidade de reeducandos através da leitura na antiga casa de Custódia

Por Clenilton Gomes em 18/11/2020 às 20:31

A Secretaria de Estado da Justiça segue investindo na transformação da realidade dos reeducandos nas unidades penais do Piauí. Nessa terça-feira (17), internos da Penitenciária José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, em Teresina, participaram do último ciclo do Projeto Leitura Livre.

O projeto é desenvolvido em penitenciárias do Piauí, com objetivo de promover a ressocialização através da leitura e educação. Com a atividade, os reeducandos ganham remição de pena.

O Leitura Livre é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça do Piauí, em parceria com Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral de Justiça do Piauí. De acordo com a diretora de humanização e coordenadora do Leitura Livre, Dihna Miranda, esta é a primeira turma do projeto na penitenciária.

“Participam 30 internos em cada etapa. Nesta etapa, eles passaram 30 dias lendo o livro e agora estão produzindo resumos, que serão corrigidos por uma comissão avaliadora e depois emitiremos um certificado”, explica.

Ainda segundo Dihna, o projeto também é desenvolvido na Penitenciária Feminina de Teresina, Penitenciária Irmão Guido, Cadeia Pública de Altos, Cadeia Pública de São Raimundo Nonato, Penitenciária Mista de Parnaíba, Penitenciária Regional José de Deus Barros (Picos) e Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa Leite (Campo Maior).

“Nossa meta é expandir para todas as unidades penais do Estado. Acreditamos que o projeto é de fundamental importância para consolidar o processo de reeducação da pessoa em situação de privação de liberdade, pois a educação e a leitura abrem portas para que o reeducando possa se transformar”, finalizou.

 

.Foto: Divulgação/Sejus

.Letícia Gonzaga

Assessora de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *