Esperantina - PI, quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Secretaria de saúde realizou a VIII conferência municipal de saúde

Por Clenilton Gomes em 01/11/2017 às 09:46

A Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina-PI em parceria com o Conselho de Saúde realizou nos dias 30 e 31 d outubro a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no Auditório do CEEP “Leonardo das Dores”.

Estiveram participando do evento a prefeita do município, Vilma Amorim, a Secretária de Saúde, Elizangela Amorim, o presidente do Conselho de Saúde, Ricardo Melo, secretários municipais, vereadores, trabalhadores de saúde, gestores e usuários.

Durante todo o evento houve cinco palestras temáticas, que foram ministradas pelos palestrantes: Socorro Candeiro (Cosems), Ana Eulálio (Sesapi), Inácio Lima (Sesapi) e Maria Dulce Silva do Conselho Estadual de Saúde.

Com o tema “Ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde através da Rede com garantia de Atenção integral”, os participantes discutiram e elaboraram propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018/2021.

Vale ressaltar que antes da realização da Conferência, a Comissão organizadora do evento realizou 17 pré-conferências em diversos bairros e localidades na zona rural da cidade.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de saúde, portanto, é o local onde o povo se manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera de governo.

A Secretária de Saúde Elizângela Amorim,agradeceu aos palestrantes que contribuíram de forma significativa com o debate dos delegados e da população durante a realização da VIII conferência de saúde. “Quero agradecer de forma a todos os delegados que vieram dar sua contribuição para uma saúde melhor de nossa cidade, com suas ideias, colhidas em cada pré-conferência realizada nos bairros e comunidades, agradecer a parceria do conselho municipal de saúde, que contribuiu com o debate e foi fundamental na realização das pre-conferências. ” Falou Elizângela.

A prefeita Vilma Amorim que esteve presente na abertura falou da satisfação de participar do evento.

“Este é um espaço legitimo para serem apresentados as reivindicações que a gente quer que melhore na saúde para os próximos quatro anos e o que a gente como cidadão pode fazer, e nesta crise que vive o país não afeta apenas a saúde mas todas áreas essenciais, mas não custa a gente sonhar, e os planos que serão elaborados são para melhorar cada vez mais a saúde nosso município”. Falou a prefeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *