Esperantina - PI, quarta-feira, 16 de junho de 2021

Projeto incentiva leitura em unidades penais do estado

Por Clenilton Gomes em 17/02/2021 às 18:47

A Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, em Teresina, iniciou mais uma etapa do Projeto Leitura Livre, que tem objetivo de facilitar o acesso à educação e à leitura nas unidades prisionais. Por meio da equipe de Psicologia e Serviço Social da unidade penal, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) distribuiu livros da literatura brasileira aos internos.

De acordo com a diretora de Humanização da Sejus, Jurema Chaves, o intuito do projeto é promover o acesso à leitura e transformar realidades. “O projeto, por meio da leitura, oportuniza o acesso ao conhecimento, cultura e desenvolve a capacidade crítica. Além de facilitar o acesso à educação nas unidades prisionais, o projeto possibilita a remição de pena por meio da leitura”,disse Chaves.

Ainda segundo a diretora, após a leitura, o reeducando produz um resumo que é avaliado por uma equipe de professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Esse resumo é corrigido e avaliado por professores da Seduc, uma grande parceria que temos. Ganhando essa aprovação, o reeducando ganha remição de um dia a cada 12h de estudo. O projeto está presente em 14 das 17 unidades penais do Estado. Este ano, estamos planejando a expansão para todas as unidades”,finaliza Jurema Chaves.

Letícia Gonzaga

Assessora de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *