Esperantina - PI, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Piloto de motocross é morto por policial após furar blitz no Piauí

Por Clenilton Gomes em 14/03/2022 às 10:27

O jovem Agno Santos, de 21 anos morreu após ser alvejado por um disparo de arma de fogo na tarde do último sábado (12/03), ao passar por uma barreira policial montada na PI 140, localidade Água Boa, em Floriano. Ele participava de uma prova de motocross antes de se deparar com a blitz.

Segundo informações da Polícia Militar, o jovem não teria obedecido a ordem de parada e um dos policiais que estava na blitz efetuou o disparo, que acabou atingido Agno nas costas. Ele ainda chegou a ser socorrido no Hospital Regional Tibério Nunes, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

 

Durante o domingo, amigos e familiares do jovem realizaram manifestações em Floriano, cobrando justiça.

Por meio de nota, a diretoria de Comunicação da PM confirmou que um inquérito policial militar será instaurado para apurar o caso e que o policial que efetuou o disparo também responderá a processo na Justiça. Segundo a nota, após o fato, o militar se apresentou espontaneamente e teve sua arma recolhida.

Ainda segundo a nota da PM, a equipe responsável pela blitz prestou os primeiros socorros ao jovem e o conduziu para o Hospital Tibério Nunes.

eja a íntegra da nota da PM:

Acerca dos fatos de lesão corporal seguida de morte por intervenção policial, na Região de Floriano, a polícia militar informa:

1. Que no dia 12/03 do corrente ano, uma guarnição policial estava na PI – 140 realizando blitz, uma ação preventiva buscando encontrar armas, entorpecentes ou veículos roubados;

2. Que um motorista em uma motocicleta, recebeu a orientação, através de gestos, para que parasse e lhe foi indicado o local onde deveria estacionar;

3. Que, segundo relatos, o piloto da motocicleta, acelerou bruscamente no sentido de transpor a barreira;

4. Ainda segundo relatos, o policial responsável pela blitz efetuou um disparo de arma de fogo, sem a intenção de alvejar o motociclista;

5. Mais à frente caiu da moto, ao ser abordado, percebeu-se que o piloto havia sido atingido, sendo imediatamente prestado os primeiros socorros e conduzido para o Hospital Tibério Nunes, vindo infelizmente, a óbito;

6. Conforme legislação, o policial apresentou-se na unidade, foi lavrado o auto de apresentação espontânea, aguardando audiência de custodia. Na ocasião, foi recolhida a arma do militar, bem como foi comunicado ao Delegado de plantão e acionado a Perícia Técnica e o Medico legista de plantão.

7. Será instaurado Inquérito Policial Militar e o mesmo responderá ao processo na Justiça, sendo-lhe garantidos todos os direitos constitucionais, onde serão levantadas as circunstancias que envolveram esse fato.

Teresina, 13 de março de 2022.

Elza Rodrigues Ferreira – Cel PM
Dir de Comunicação PMPI

Informações: Cidadeverde.com