Esperantina - PI, domingo, 24 de outubro de 2021

Nível do Rio Longá volta a subir e várias famílias estão desabrigadas

Por Clenilton Gomes em 13/04/2018 às 15:21

O nível do rio Longá aumenta e chega aos 7,89 centímetros acima do nível normal e cerca de 24 famílias estão desabrigadas, 11 estão em casas de parentes e outras 13 famílias ocupam 03 escolas da rede municipal de ensino, Patriotino Rebelo, Maria Luíza Teles e Vila da Solidariedade.

Equipes da prefeitura de Esperantina, da Defesa civil, da polícia militar e do corpo de bombeiros, sob o comando do Tenente Arnaldo Vasconcelos, estão removendo as famílias nas áreas de risco.

Somente nesta manhã (13), 11 famílias deixaram sua casas devido ao aumento das águas, a prefeitura disponibiliza transporte e contam com apoio de voluntários.

De acordo com o Tenente Arnaldo Vasconcelos, que coordena o número de 20 militares falou que o numero de pessoas poderia ser maior, mas encontra muita resistências de famílias que não querem deixar suas casas, mas que toda orientação está sendo dada.

“Nós estamos conversando com as famílias para que deixem suas casas e com o apoio da prefeitura com as assistentes sociais hoje muitas famílias nos ligaram para fazer o resgate, e a previsão do tempo marca muitas chuvas ainda para região e peço a colaboração das famílias para que compreendam este momento, deixem suas casas e vão para um lugar seguro“. Falou.

A prefeita Vilma Amorim e o deputado Francisco Limma, estiveram nesta manhã visitando as famílias ribeirinhas e orientando para que elas deixem suas casas e vão para algum abrigo da prefeitura.

“As nossas equipes estão visitando as famílias de área de risco com o apoio da polícia militar, do corpo de bombeiros e retirando as mesmas para locais seguros, já disponibilizamos 03 escolas da rede municipal para abrigar estas famílias e estamos dando total apoio, desde o café da manhã até a janta, as equipes de saúde da família, profissionais de assistência social estão realizando periodicamente a visita as famílias, portanto nós estamos monitorando os níveis das águas tanto aqui no Longá como no rio Marathaoan em Barras e alertando as famílias para que deixem suas casas”. Disse a prefeita.

O deputado Limma elogiou o trabalho da equipe da prefeita Vilma Amorim, por se antecipar aos acontecimentos.

“Vim aqui me solidarizar com os esperantinenses que neste momento passam por esta dificuldade com o avanços das águas, mas fico tranquilo quando o vejo o trabalho da prefeita Vilma Amorim que é bastante organizado e conta com nosso apoio, dizer que a situação da barragem do Bezerro, foi controlada e não oferece mais de risco para as cidades que estavam na rota das águas”. Falou o deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *