Esperantina - PI, domingo, 11 de abril de 2021

Mais de 700 mulheres serão atendidas com exame da mama em Esperantina

Por Clenilton Gomes em 09/03/2021 às 11:26

Deu início na manhã desta terça-feira (09), em Esperantina, os atendimentos da central da mama em uma parceria da prefeitura, através da secretaria de saúde e Sesapi do governo do estado.

Serão disponibilizados mais de 700 exames para mulheres entre 50 e 69 anos de idade da zona urbana e rural.

O exame preventivo do câncer de mama visa também diagnosticar de forma precoce a doença. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum e representa a maior causa de morte entre o público feminino e, muitas vezes, a principal razão é o diagnóstico tardio.

O secretário de saúde Dr. Felipe Sampaio, acompanhou o início dos atendimentos, conversou com as pacientes e falou da importância de realizar o exame da mama.

“Como ontem foi um dia muito importante para as mulheres que foi o dia internacional da mulher e com isto a prefeita Ivanária Sampaio, sensível a esta causa deu todo suporte para que a partir de hoje, mais de 700 mulheres sejam atendidas com o exame da mama e este ano temos uma novidade que dentro de pouco tempo entregaremos o resultado”. Falou o secretário.

A enfermeira Anne Rocha, disse que que é um momento muito importante para mulheres que vão passar por um rastreamento precoce do câncer de mama.

“Durante duas semanas vamos atender prioritariamente mulheres carentes em dois turnos, após as pacientes passarem por uma triagem na sua unidade básica de saúde, é importante também tomar todos os devidos cuidados com uso de máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento devido a pandemia do covid-19”. Explicou a enfermeira.

Dona Maria Judite, da localidade Mundo Novo, que já fez o exame em anos anteriores, falou que não se pode esperar a doença chegar e tem que fazer a prevenção permanente.

Dona Elisa residente na localidade Capim Grosso, disse que a prevenção é melhor do que remediar, muitas mulheres ainda não fazem o exame por medo ou vergonha e acabam morrendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *