Esperantina - PI, segunda-feira, 24 de junho de 2019

Legislativo do Piauí participa de encontro nacional para debater Reforma da Previdência

Por Clenilton Gomes em 08/06/2019 às 09:13

Nesta sexta-feira, 7, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), participou, em Salvador, do 4º Encontro de Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste – ParlaNordeste. Os parlamentares trataram sobre diversos temas, dentre eles a Reforma da Previdência. O objetivo do ParlaNordeste é discutir problemas comuns da região e formar grupo e pressão junto ao Congresso Nacional e Governo Federal.

Deste encontro, saiu  a Carta de Salvador, documento que será levado aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, à bancada federal nordestina, bem como aos órgãos competentes da administração pública. O evento ocorreu no Plenário Orlando  deputado Espínola, da Assembleia Legislativa da Bahia , em Salvador.

Neste 4º ParlaNordeste os temas tratados foram: reforma da previdência, pacto federativo, TV’s e Rádios Legislativas e preços abusivos de passagens aéreas. O ParlaNordeste foi presidido pelo presidente da Assembleia do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB). Na oportunidade, o parlamentar ressaltou que as Assembleias precisam destacar alguns temas relevantes. “São assuntos importantes que precisamos colocar em nossa pautas. A cada reunião novos temas importantes surgirão e com certeza teremos uma posição consensual . Nosso objetivo é proteger o povo do Nordeste”, explicou o parlamentar.

Sobre a reforma da previdência o presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho, assevera que sempre foi contra algumas mudanças em relação aos trabalhadores rurais. “Desde o início, quando queriam na reforma da previdência tirar os trabalhares rurais, eu fui um dos presidentes que levantaram essa bandeira afirmando que isso não poderia acontecer. Fomos a Brasília e, hoje, os trabalhadores  rurais estão fora dessa maldade que ao meu ver ia acontecer. No Piauí temos cidades que o que entra de recursos na previdência é maior do que o que vai para as prefeituras. Então, alguns  estados do nosso País perderiam muito com o que ia acontecer com os trabalhares rurais”, disse o deputado Themístocles Filho.

O primeiro encontro de presidentes das Assembleia Legislativas do Nordeste aconteceu no Ceará. No primeiro evento o tema principal foi criação do colegiado nordestino, que congrega os dirigentes dos legislativos estaduais.  A segunda edição do encontro na qual foram eleitos os integrantes do ParlaNordeste e criada a  – Frente Parlamentar para a revitalização do Rio São Francisco e a não privatização da Companhia Hidrelética do São Francisco, aconteceu em Salvador. Na terceira edição do ParlaNordeste, em São Luís, no Maranhão, onde foram abordados os temas: reforma da previdência, pacto federativo, consórcio dos estados do Nordeste e segurança pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *