Esperantina - PI, sexta-feira, 20 de maio de 2022

Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman realiza o primeiro procedimento cirúrgico urológico em Esperantina

Por Clenilton Gomes em 03/04/2022 às 10:41

Dando continuidade à expansão da capacidade produtiva da unidade e de especialidades médicas, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, realizou o primeiro procedimento cirúrgico urológico. A unidade hospitalar, que já é referência em atendimento de cirurgias gerais, passou a disponibilizar nesta quarta (30) cirurgias em outras especialidades médicas dentre elas cirurgias urológicas.

O procedimentos de pequeno porte cirúrgico foi realizado pelo médico urologista Dr. Kairo Brandão, passando pelo orifício da uretra, permitindo então acessar as vias urinárias com menor agressividade com a paciente.

“Fizemos uma cirurgia de postectomia, o paciente tinha uma retenção urinaria porque tinha fechado o canal urinário, tendo piora da fimose. Foi uma cirurgia com anestesia local, mas que a tendencia é fazer com outras de porte maior com anestesista, possivelmente através de videolaparoscopia que trás variados benefícios para o paciente te como: diminuindo o sangramento durante a cirurgia, menos dor pôs operatória, menos risco de infecção, menos tempo de internação hospitalar, recuperação mais rápida do paciente”, avalia o médico.

Para o Diretor Geral do HEJH, “A implantação desse serviço é um marco histórico porque são cirurgias de média complexidade. Os pacientes serão atendidos com mais rapidez, sem necessidade de regulação para outras unidades. Isso vai reduzir as taxas de mortalidade e as sequelas nos pacientes”, destaca Luis Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *