Esperantina - PI, sábado, 21 de maio de 2022

Hospital de Esperantina alerta para superlotação após surto de gripe

Por Clenilton Gomes em 12/01/2022 às 08:15

Com um novo surto de casos de Influenza H3N2 (gripe) em Esperantina, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman tem uma nova preocupação, além da Covid-19. A situação tem motivado um crescimento repentino de pacientes com sintomas gripais e provocando uma sobrecarga no hospital que destacou a situação em um comunicado nas redes sociais como “alerta para superlotação”.

Segundo a nota da direção do HEJH, foram 1075 pacientes atendidos em apenas 03 dias. As internações por sintomas respiratórios aumentaram de forma brusca no hospital.  No Piauí e em outros estados, hospitais estão lotados e foram registradas mortes.

SINTOMAS PARECIDOS COM A COVID-19

A gripe pelo vírus da Influenza H3N2 possui sintomas parecidos com a Covid-19, pois também afeta o sistema respiratório. A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

A orientação da Sesapi é que população siga os protocolos sanitários fazendo uso de máscara, higienização das mãos e evitando aglomeração.

Caso apresente sintoma de síndrome gripal, com febre, falta de ar, indisposição, que impossibilite as atividades normais, a recomendação é procurar uma unidade de saúde.

Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, quadro que também pode ser desenvolvido com a Covid-19, além de outras viroses respiratórias.

Fonte: RevistaAZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *