Esperantina - PI, quinta-feira, 28 de março de 2024

Eleitor poderá justificar ausência pelo celular nestas eleições 2020

Por Clenilton Gomes em 02/10/2020 às 08:16

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o aplicativo e-Título e disponibilizou desde quarta-feira (30), nas lojas de aplicativos a nova versão que conta com mais funcionalidades, entre elas, a possibilidade de justificativa de ausência no 1° turno das eleições municipais deste ano.

De acordo com o TSE, o aplicativo e-Título poderá ser utilizado para justificar a ausência na votação no dia 15 de novembro, 1° turno, e no dia 29 de novembro, 2°turno. As justificativas pelo app podem ser feitas até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral. O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOs.

Com base nos dados do TSE, nas eleições do ano de 2018 29,9 milhões de pessoas deixaram de votar no primeiro turno, e outras 31,3 milhões de pessoas não compareceram no segundo turno. Quem até hoje não justificou deve emitir o boleto para quitação de multas nos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais. A justificativa é obrigatória.

Segundo o TSE, o pagamento deve ser feito pela Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil. Depois de realizar o pagamento, o cidadão deve aguardar a identificação do recolhimento da multa pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral. As informações estarão disponíveis pelo e-Título.

Fonte; Viagora