Esperantina - PI, sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Dia de campo atrai piscicultores e técnicos para prática de vacinação

Por Clenilton Gomes em 22/07/2017 às 20:12

A aula de campo foi realiza na manhã deste sábado, 22, na fazenda do piscicultor, Chico Tampa e foi ministrada pelo consultor do Sebrae, engenheiro agrônomo, Patrócolo Silveira que fez demonstração de vacinação de tilápia e instrução de manuseio de equipamentos e reagentes para uso em análise de água, voltados para o manejo correto da piscicultura em tanque escavado.

De acordo com Patrócolo Silveira, a piscicultura do Território dos Cocais caminha para seu grande desenvolvimento logo, a utilização dessas técnicas voltadas para garantir a qualidade da produção será necessária. “aprender e adotar essas novas práticas de manejo, como a análise regular da água, do solo e da saúde dos animais é uma questão de sobrevivência para quem quer continuar existindo no mercado” afirma.

Foi exatamente a aula de campo e outras atividades voltadas para a piscicultura que atraiu o engenheiro de pesca, João Júnior e outros colegas, para participarem do Festival do Peixe de Esperantina. Recém formado pela Universidade Federal do Piauí, campos de Parnaíba, João veio em busca de aprimorar conhecimentos e considera o festival como um momento importante para a piscicultura do Piauí. “Considero importante porque está divulgando uma área que está em expansão num estado que tem pouco divulgação, mas que tem tudo pra crescer, tem espaço, tem água o suficiente e técnicos capacitados para cuidar do setor”. Avalia.

Para a secretaria municipal de desenvolvimento rural, Inês Monção, a gestão publica de Esperantina busca realizar cada vez mais atividades para impulsionar a piscicultura no município “estamos caminhando para tornar o apoio à piscicultura cada vez mais fortalecido e de forma institucional estamos estruturando nossa secretaria para garantir esse apoio ao piscicultor de Esperantina” afirma.

O 3o Festival do Peixe de Esperantina que teve início na última quinta-feira 20 e vai até domingo 23, tem uma programação que inclui cultura, exposição, gastronomia à base de peixe e pretende se consolidar como o maior evento da piscicultura no Piauí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *