Esperantina - PI, sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Detran assina convênio para municipalização do trânsito em Esperantina

Por Clenilton Gomes em 12/12/2018 às 11:41

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, recebeu, nessa segunda-feira (11), a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, na sede do órgão. Durante a visita, foi assinado o convênio de operacionalização do trânsito, etapa final do processo de integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), também chamado de municipalização do trânsito.

“A municipalização é necessária para combater as irregularidades, principalmente, no interior do estado. Agora, a prefeitura passa a ter responsabilidade sobre o trânsito. Sabemos que nenhuma instituição conhece melhor a cidade que a administração municipal”, pontua o diretor.

A prefeita Vilma Amorim demonstrou interesse em melhorar o trânsito de Esperantina e acredita que o processo de municipalização vai promover essa mudança. “Creio que a celebração do convênio com o Detran é um passo muito importante e fundamental para a organização e humanização do trânsito de nossa cidade. O município cresceu muito, e infelizmente, são registrados muitos acidentes. O Detran vai nos auxiliar nesse processo, a fazer uma fiscalização e somar com campanhas educativas para evitar acidentes. Nosso intuito é salvar vidas” disse a gestora.

O convênio firmado permite à prefeitura administrar todas as ações ligadas ao trânsito, como planejamento, operação e fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Entre os benefícios para o município, está a realização de atividades de educação para o trânsito.

Esperantina é a 13ª cidade a firmar convênio de operacionalização do trânsito com o Detran. “Estamos abertos aos demais prefeitos piauienses que queiram estabelecer parceria com o Detran e solicitar convênios desse tipo”, destacou Lobão.

A cidade fica a 189 quilômetros da capital piauiense. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Esperantina possui população estimada em 37.767 habitantes. De acordo com dados do Detran, a frota de veículos do município é de 12.373 veículos.

 (Ascom Detran)
(Ascom Detran)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *