Esperantina - PI, sábado, 21 de maio de 2022

Centro COCAIS desenvolve PROAJA em parceria com a SEDUC-PI

Por Clenilton Gomes em 10/05/2022 às 14:22

O tema “Sempre é tempo de aprender” nunca fez tanto sentido como atualmente. O Programa de Alfabetização de Jovens Adultos e Idosos – PROAJA, da Secretaria Estadual de Educação do Piauí – SEDUC surgiu diante da necessidade de combater o analfabetismo no Estado, principalmente da população adulta e da zona rural.

Apesar de desafiador, o programa garantiu benefícios que vão além da alfabetização e do letramento dos alfabetizandos e oferta uma nova chance para aqueles que em outros tempos não puderam estudar, agregar saberes e somar conhecimentos.

Para o público atendido pelo programa, que em sua grande maioria é de idosos e moradores da zona rural, a oportunidade de serem alfabetizados vem trazendo motivação e encanto, pois a vontade de aprender vence o cansaço da “labuta” diária. O PROAJA é desenvolvido em todo o Piauí, em São João do Arraial o Centro de Organização Comunitária e Apoio a Inclusão Social (Centro COCAIS) desenvolve as atividades do programa na região, a instituição é uma entidade jurídica de direito privado, associação civil sem fins lucrativos que adere a projetos importantes para a população local e munícipios vizinhos.

No início de 2022, o PROAJA/CENTRO COCAIS iniciou oficialmente com o calendário de atividades. O programa movimenta a economia local, pois todo o material (livros, guia do alfabetizador, apostilas e demais materiais gráficos) feitos para o projeto foram produzidos cuidadosamente por empreendedores do município de São João do Arraial. Toda alimentação para a formação inicial dos alfabetizadores e coordenadores de turma em grande parte veio da agricultura familiar e de produtores locais.

Quanto ao preparo pedagógico, em abril, foram realizadas três formações iniciais para todos os Municípios que fazem parte do programa, Campo Largo do Piauí, Morro do Chapéu do Piauí, Boa Hora, Esperantina, Luzilândia e São João do Arraial

Atualmente iniciaram as aulas os Municípios do primeiro contrato vigente: Campo Largo do Piauí, Morro do Chapéu do Piauí, Boa Hora, e duas turmas em São João do Arraial, 1.493 alunos da região estão em salas de aula, estes receberão uma Bolsa de R$ 400,00 (quatrocentos reais), ofertada pelo Governo Estadual, no decorrer do processo de aprendizagem. O PROAJA/CENTRO COCAIS nos seis municípios soma aproximadamente 3.229 alfabetizandos, 213 turmas, 213 alfabetizadores e alfabetizadoras e 27 coordenadores de turma.

Em Esperantina, Luzilândia mais oito turmas em São João do Arraial as aulas iniciarão logo após o primeiro monitoramento e aplicação dos testes diagnósticos iniciais realizados pela SEDUC e Fundação Getúlio Vagas-FGV.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *